quarta-feira, 17 de abril de 2024

FLUXOS DA VIDA


COMO O DESENVOLVIMENTO HUMANO SE ORGANIZA?

Todo desenvolvimento humano se organiza a partir do FLUXO SUPERIOR (Encarnatório) e do FLUXO INFERIOR (Desencarnatório) tendo o FLUXO MEDIADOR como aquele que dialoga com os dois primeiros. A esfera do meio é o que equilibra os dois fluxos, um que vai em direção ao interior e o que vai em direção ao exterior.

O Fluxo Superior vem do mundo espiritual para o mundo terreno, de fora para dentro, pela frente e transforma o espírito em matéria. Esse fluxo veicula o conteúdo de vidas passadas para a vida atual. 

Entra pelos órgãos dos sentidos, segue o caminho dos nervos e chega ao metabolismo.

Através do fluxo superior, o espírito é ativado no corpo e na alma.

O Fluxo Inferior transforma as experiências da matéria em espírito, vem de dentro para fora, por trás e debaixo para cima, sobe pelo metabolismo onde atuam os processos vitais inconscientes. 

Através do fluxo inferior, o corpo ativa a alma e o espírito. O fluxo inferior veicula o germe para o futuro.

A atuação dos dois fluxos acontece no primeiro instante da vida. O Eu se encarna a partir do centro e da periferia.

O fio do desenvolvimento acontece debaixo para cima e de cima para baixo. Encarno no corpo e no mundo e trago toda a potencialidade do que fui no passado para a realização no futuro.

Do 17o.ao 21o.dia de gestação, por nove meses, o Homem Invisível (ou Homem Ideal ou Segundo Homem ou Homem Noturno ou Eu Superior) adentra o embrião e dispõe-se nos envoltórios embrionários: saco vitelino, âmnio, alentóide, córion. No momento do nascimento esses envoltórios são expelidos junto com a placenta e o Homem invisível se retira para o mundo espiritual e acompanha o ser humano de fora, nos processos inconscientes, durante toda a vida.

O Homem invisível atua onde não há consciência, onde só existe vontade, mas onde há vida. O Eu não atua diretamente mas, na organização físico-etérico-astral do Homem. Atua na região inferior até a cabeça. Os quatro membros suprassensíveis atuam no fluxo inferior anabólico a partir do mundo espiritual, de dentro para fora no sangue.

O Fluxo Mediador integra os dois fluxos, um não existe sem o outro. Atua pela organização astral do Homem Invisível. Penetra pela respiração permeando o ser humano, trazendo consciência.

Forças catabólicas (Fluxo Superior) e forças anabólicas (Fluxo Inferior) são duas forças polares que atuam ritmicamente pela respiração e circulação e permitem que esses dois fluxos se interiorizem formando um espaço interior.

É no confronto entre os dois fluxos que acontece a individualização.

Inspiro o mundo para conquistar o que ainda não sou. Na expiração, eu ofereço o meu gesto ao mundo.




"PROIBIDA A REPRODUÇÃO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário