segunda-feira, 22 de abril de 2024

OS DOZE SENTIDOS

 Você passa todos os dias pela mesma rua e nunca percebeu determinada árvore?

É preciso diferenciar sensação e percepção

Os sentidos nos dão a sensação enquanto que a percepção torna a sensação consciente. 

Por isso, em um determinado dia, mesmo passando todos os dias no mesmo lugar, percebo a árvore (não só enxergo mas vejo a árvore ou não só ouço mas escuto o pássaro).

Os 12 sentidos podem ser divididos em 

a. sentidos corpóreos relacionados ao querer, 

b. sentidos afetivos relacionados ao sentir e 

c. sentidos espirituais relacionados ao pensar.

Os Sentidos corpóreos ligados ao querer/ vontade são: 

o tato, o vital, o movimento e o equilíbrio. 

TATO.               'o sentido do tato é o educador da devoção'. R Steiner

Através do sentido do tato, entramos em contato com o mundo externo e percebemos a nós mesmos. Tatear é a reação de nossa interioridade diante de uma superfície como um estremecimento interior. Superfícies diferentes nos dão diferentes sensações. É o início do caminho para o conhecimento. Tatear é caminhar pela realidade oculta aos olhos.

VITAL.              'o sentido vital é o educador para fecundidade na vida espiritual'

Localiza-se dentro do organismo e só o percebemos se algo estiver em desordem.  Não saberíamos nada do decorrer de nossas vidas se não tivéssemos o sentido vital. É o sentido que dá a sensação da vitalidade em todos os aspectos da vida.

MOVIMENTO.    'o sentido do movimento é o educador para a busca da origem de nossa interioridade'  

Por meio do sentido do movimento percebemos os movimentos dos membros. É uma percepção interna da mudança de posição de cada membro. Os olhos fotografam o movimento de uma pessoa e nos dá a sensação desse movimento, internamente nossos músculos repetem o movimento. Todo o organismo participa na vivência de qualquer movimento.

EQUILÍBRIO.     'o sentido do equilíbrio é o educador de nossa integridade no mundo das ideias' 

O sentido do equilíbrio nos relaciona com as três dimensões do espaço: direita/esquerda, em cima/embaixo, trás/frente. Buscar a postura ereta humana de equilíbrio é a meta desse sentido. A maneira de expressão do Eu em relação ao mundo externo tem a ver com o desenvolvimento do sentido do equilíbrio.

Os sentidos afetivos ligados ao sentir são: 

o olfato, o paladar, a visão e o térmico.

OLFATO.       'o sentido do olfato é o educador para a busca da sutileza' 

Tudo o que cheira chega a nós sem que possamos impor resistência. Os cheiros mobilizam a consciência e as emoções. Geram lembranças, saudade. Sem o desenvolvimento do sentido do olfato, não sabemos o que é bom ou ruim e não é possível um julgamento moral.

PALADAR.    'o sentido do paladar é o educador para o caminho da sabedoria' 

A criança começa seu contato com o mundo colocando tudo na boca, degustando para conhecer e ao longo da vida continuamos saboreando no sentido de travar certo conhecimento a respeito da vida. A falta de cultivo do paladar leva a certa rispidez e dureza nas pessoas.

VISÃO.         'o sentido da visão é o educador para o caminho do mistério da luz' 

Sem a manifestação da luz, o olho não se desenvolve. Onde há luz surge a cor. O olho busca a completude. Cuidado para não pensar com os olhos porque eles se atém ao superficial. Esse sentido permite perceber a ordem no mundo. O céu mostra a paz que o olho se esforça constantemente em restabelecer.

TÉRMICO.    'o sentido térmico é o educador de nossa sensibilidade'

Por meio do sentido térmico o Eu pode atuar. Ele aquece, amolece e faz fluir. O frio endurece, cristaliza, não permite que a alma se expanda. Crianças que não vivenciam o calor na alma e no físico não se alegram, não se entusiasmam.

Os sentidos espirituais ligados ao pensar são: 

a audição, a linguagem, a palavra e o sentido do Eu alheio.

AUDIÇÃO.           'o sentido da audição é o educador de nossa interioridade para a experiência do inaudível do Universo' 

O sentido da audição tem um papel fundamental no encontro com o outro assim como a visão. Para ouvir, o som faz um caminho fabuloso e somos capazes de distinguir entre ruídos, melodias, harmonias e o ritmo das coisas. Esse sentido ocorre na interioridade de cada um para que possamos perceber a essência do que nos rodeia. É necessário silencio para escutar

PALAVRA.            'o sentido da palavra é o educador do nosso caminho para o movimento cósmico'

O sentido da palavra implica em um movimento sutil. O nome das coisas surge do movimento que ocorre nas formas que as coisas assumem. Mesmo que não entenda a língua falada posso perceber que há linguagem. 

PENSAMENTO.     'o sentido do pensamento é a educadora do caminho para a revelação do espírito'

É necessário dominar a língua para perceber o conceito, mas há algo por trás dos conceitos que é difícil de expressar. Para compreender a ideia do outro indivíduo preciso 'desativar o meu pensar e não me concentrar nas palavras'. Esse sentido permite captar a ideia do outro e também pensamentos universais.

EU ALHEIO.         'o sentido do eu alheio é o educador para a busca da realização da liberdade' 

Temos em nós a sensação de algo que nos define e nos diferencia. É o nosso Eu, a nossa essência que começa a se prenunciar por volta dos três anos de idade. Ao longo da vida vamos desenvolvendo o nosso Eu e quanto mais percebo a mim mesmo mais tenho condições de perceber o Eu do outro indivíduo. 

"O ser humano é o órgão através do qual a natureza revela os seus segredos" R. Steiner


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